DESTAQUE

Estudo: Os Reis Magos

Os Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar podem não ter sido reis e nem se sabe se eram mesmo três. Provavelmente, era um grupo de sacerdote...

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Estudo: Erês na Umbanda

Quem são os erês?
Erês (crianças) são entidades de evolução incontestável pertencentes à espiritualidade. Descem nos templos de Umbanda, Candomblé, tradições esotéricas e até mesmo em casas espíritas. Trazem em si uma alegria toda peculiar de sua falange. Gostam de brincar, cantar e dançar, mas na verdade são grandes trabalhadores da espiritualidade maior. Não é á toa que a linha de crianças compõe a chamada "tríplice umbandista".

Os trabalhos dos erês são simples. Por serem grandiosos magos do universo, eles trabalham muito facilmente, não precisando de oferendas caprichadas e luxurias em seus afazeres. As crianças realizam curas, ajudam a levantar famílias, protegem crianças, entre uma infinidade de trabalhos que realizam. Nós ainda entendemos muito pouco desta grandiosa falange.

Infelizmente, os erês ainda não conseguiram o respeito que merecem das casas umbandistas. As giras destinados aos "Cosminhos" ocorrem normalmente apenas uma vez ao ano. E qual é o motivo? Acreditamos ser indiferença, falta de informação e até mesmo um mascarado preconceito de dirigentes e médiuns por esta linha que tanto nos ajuda.


Qual a ligação dos erês com Cosme e Damião?
Cosme e Damião foi o santo católico que concretizou o sincretismo com o orixá Ibeji, das tradições afro. Assim sendo, as representações mais vistas dos erês nas casas de Umbanda são com imagens de Cosme e Damião, tradicionalmente conhecido com santo protetor dos farmacêuticos e das crianças.


O que é Ibeji, erê e criança?
Ibeji é o orixá gêmeo de alguns cultos afro. Erê e criança são denominações dadas a espíritos que se manifestam com caráter e personalidade infantil. No entanto, é conveniente notar que na Umbanda atual esta diferença não é muito trabalhada.


O que se pode pedir a uma criança?
Tudo o que precisar, porém, as crianças jamais fazem o mal. Os erês, como já dito, ajudam em trabalho para proteção de crianças, das famílias, de gravidez, de sustentação do lar, de cura, etc. Sua fama magística é tão conhecida que não é difícil ouvirmos a frase: "Trabalho que criança faz nenhuma entidade desfaz", ou ainda "Trabalho que criança não faz ninguém mais faz".


As crianças são espíritos que já encarnaram na Terra?
Este é um dos assuntos mais polêmicos dentro da religião de Umbanda. Os seguidores das teorias de Saraceni afirmam que as crianças são espíritos encantados, que convivem em uma dimensão paralela a nossa, evoluindo de forma diferenciada, ainda não tendo chegado a encarnar no planeta Terra. Outros ainda defendem que são as crianças espíritos elevadíssimos que escolheram assumir a roupagem infantil em seus trabalhos. Os mais conservadores dizem ainda que os erês são entidades que desencarnaram ainda muito cedo. Pela grande polêmica que pode gerar o assunto, preferimos não entrar neste debate filosófico.


Os erês são exus mirins?
Não. Os exus mirins e pombas giras meninas são entidades também encantadas, segundo Saraceni, que trabalham na linha da esquerda. Seu comportamento é, em geral, mais arredio, sendo eles mais curiosos, brincalhões e extrovertidos. Trabalham sob regência de um Sr. Exu ou Sra. Pomba Gira.


Os erês são netos ou escravos dos pretos velhos?
De forma nenhuma. As crianças compõem uma linha a parte dos pretos velhos na Umbanda. Muitas vezes, o erê se aproxima do preto velho por ver neste a imagem de um vovô querido que o acompanha. São linhas afins, mas sem ligação parental ou social.

sábado, 15 de setembro de 2018

Oração: Proteção e Benção de Iemanjá

Divina mãe,

Protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção.

Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações.

És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade.

Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz.

Que assim seja feita a vossa vontade.

Odoyá!

Reflexão: A Simplicidade e Sabedoria dos Pretos Velhos

Quem nunca se encantou com a simplicidade de um Preto velho ou Preta velha?

Muitas pessoas pensam que essas veneradas entidades de luz são espíritos que só viveram no tempo da escravidão e que até hoje, apresentam-se nessa "forma" e com as características da fala, gestual e “vestimentas” características, porque estão presas a um tempo que já se foi ou que ainda não evoluíram o bastante. 

De fato isso realmente aconteceu, pois muitos espíritos que hoje servem com Jesus, já foram na carne escravos negros em encarnações pretéritas. como sabemos viviam em senzalas, sofrendo com o açoite e com os maus tratos e humilhações de seus senhores brancos.

Gostaríamos de esclarecer que em sua maioria as entidades que tomam a forma dos pretos velhos na vertente umbandista e através de seus médiuns, são espíritos da mais alta hierarquia espiritual.

São profundos conhecedores das almas humanas, médicos espirituais que atuam na caridade com o Cristo em nome do Amor incondicional. Mas por que será que essas amorosas entidades falam de forma mansa um português “incorreto” (próprio dos escravos negros), com trejeitos característicos, humildes e em tom quase inaudível? Será que tem um motivo especial?

Ouvi dizer certa vez de um sábio, que é para chegar mais perto do coração das criaturas humanas, isto é, falando e portando-se como entidades “menos esclarecidas”, com os pés descalços, trajando roupas simples e com aspecto de um idoso(a) curvados quase que olhando para o chão. Dessa forma, nós, os encarnados, não veríamos problemas em relatar-lhes nossas mazelas morais, nossas vergonhas e experiências menos dignas no campo da vida. Diante de uma entidade mansa e amorosa, não temeríamos possíveis julgamentos anti-caridosos.

Já não se pode afirmar o mesmo se estivéssemos (nós, consulentes) diante de um doutor diplomado pelas faculdades terrenas, culto e ereto, sisudo e, de certa forma, frio e formal. Que pensamentos lhe passariam na mente?

É relevante afirmar que os médicos da Terra são respeitáveis, importantes e necessários, mas assim como nós mesmos também precisam da bondade e generosidade dos desencarnados evoluídos para exporem seus segredos, suas vergonhas e dores que só um ser já iluminado poderia ouvir sem fazer julgamentos duros, oriundos de um preconceito próprio dos espíritos inferiores.

Ao contrário, esses homens e mulheres de todas as classes sociais, eruditos ou não, saem dessas consultas, ENCANTADOS com a figura simplória e humilde do idoso amorável e caridoso, que com seus conhecimentos de ervas e rezas, cura desde o “pé inchado até o câncer”, conforme nosso merecimento.

Esses espíritos fantásticos e esclarecidos, evoluídos e inteligentíssimos, que são abnegados servidores da Seara Divina, transformam-se em velhinhos amorosos e mansos para prestar-nos a verdadeira caridade dentro da Umbanda e assim estarem mais juntos do nosso coração.

A fala simples é para que depositemos neles a confiança e, pouco a pouco, nos desarmarmos num trabalho de psicoterapia enriquecedor. Mas acima de tudo é importante não esquecermos de que esses irmãos podem admoestar-nos com muita firmeza quando necessário, assim como um pai amoroso, justo e dedicado o faz ao filho incauto.

São magos brancos, profundos conhecedores da magia. Retiram da natureza os elementos para tratar-nos as moléstias de ordem espiritual e física.

Repetimos, são espíritos da mais alta hierarquia espiritual!

E nessa linha de amor incondicional mesclada com a caridade com Jesus, encontraremos outros espíritos de luz resplandecente, como os Caboclos, as crianças e os orientais, entre outros...

Para cada grupo de pessoas no mundo existe um templo, uma doutrina, uma filosofia religiosa que irá se encaixar perfeitamente de acordo com o grau evolutivo de cada um.

E tudo tem um significado oculto, oriundo de uma fonte Inteligente, Perfeita e Maior que é Deus.

Para cada consciência há um estágio!

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Oração: aos Erês

Amados São Cosme e São Damião,

Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo.

De causas decorrentes, do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação do meu corpo.

Agora e sempre, desejando que a luz dos santos gêmeos esteja em meu coração!

Vitalize meu lar, a cada dia, trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que, alcançando a graça, não os esquecerei jamais!

Assim seja e assim se faça!

Salve São Cosme e Damião!

Oração: de São Francisco de Assis


Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz. 

Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

Oração: Para acalmar o coração

Senhor, ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma, e vendo-os, não comente os defeitos alheios.

Senhor, leva de mim a tristeza, mas não a entregueis a mais ninguém.

Encha meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome. 

Arranca de mim o orgulho e a presunção. 

Senhor, fazei de mim um ser humano realmente justo. 

Dá-me esperança para vencer todas essas ilusões terrenas. 

Planta em meu coração a semente do amor incondicional e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas para ampliar seus dias risonhos e resumir suas noites tristonhas.

Transforme meus rivais em companheiros, meus companheiros em meus amigos e meus amigos em entes queridos. 

Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes, nem um leão perante os fracos. 

Dá-me, Senhor, a sabedoria para perdoar e afasta de mim o desejo da vingança.

Salmo 23

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Ponto: Vamos apanhar caruru


Vamos apanhar caruru
Caruru

Com Beijada
Com Rosinha
Com Tupãzinho
Com Mariazinha
Com Cristal
Com Estrelinha
Com Doum
Com Aninha
Com Dirceu
Com Pedrinho
Com Crispim
Com Joãozinho
Com Ritinha
Com Cosminho

Ponto de Subida: Andorinha que voa


Andorinha que voa
Voa, andorinha
Leva os anjinhos pro céu, andorinha (2x)

Voa, voa, voa, andorinha
Leva os anjinhos pro céu, andorinha (2x)

Ponto: Ibeijada está de ronda


Ibeijada está de ronda
São Jorge de prontidão
Salve o povo de Aruanda
Salve, Cosme e Damião (2x)

Ponto: Brinca na beira da praia


Ibeijada
Que quando vem
Brinca na beira da praia (2x)

To quase, to quase, to quase erê
Que Zambi te dê o melhor (2x)

Ponto: Beijinho, como vem?


Beijinho, Beijinho, como vem?
Beirando o mar (4x)

Mas como vem beirando o mar (2x)

Ponto de defumação: A sua casa cheira (IBEIJADA)


Cosme e Damião
A sua casa cheira
Cheira a cravo
Cheira a rosa
Cheira a flor de laranjeira (2x)

Ponto: Os anjos lá no céu cantavam


Os anjos lá no céu cantavam
Estrela D'Alva clareou (2x)

Saravá, Cosme e Damião
Neste terreiro Oxalá lhe abençoou (2x)

Ponto: Tem doce lá no jardim


Papai, me mande um balão
Ai, com todas as crianças
Que tem lá no céu (2x)

Tem doce, mamãe
Tem doce, mamãe
Tem doce lá no jardim (2x)

Ponto: Clareia Umbanda


Quando a Lua brilha no céu
Clareia Umbanda (2x)

Clareia a Beijada que vem
Lá de Aruanda (2x)

Ponto: Eu quero doce, eu quero bala


Eu quero doce
Eu quero bala
Eu quero mel
Pra passar na sua cara (2x)

Imagem: Coroa Mediúnica


Ponto: Festa da Beijada


Crianças da Beijada,
Vamos todos festejar
Vamos todos dar as mãos
E as crianças saravar (2x)

É criança brincando
Com doce na mão
É riso, é festa
De Cosme Damião

Doum, Doum, Doum
Alegria da criançada
Doum, Doum, Doum
Tem festa da Beijada

Estudo: Orixá Adjunto ou de Juntó

O Orixá Adjunto é a Energia Orixá que auxilia, dá assistência ao indivíduo na encarnação. Assim como o Orixá de Frente, o Adjunto também irradia sua vibração e preenche o tempo todo, mas de forma passiva.

(Se formos colocar em porcentagem seria 70% Orixá de Frente, 30% Adjunto de forma constante)

Ele age no emocional, inconsciente e contrabalanceia o Orixá de Frente, equilibrando o indivíduo nos caminhos da Energia de Frente. É a energia que segura quando se entra em desequilíbrio.

Enxergamos a Energia Orixá Adjunto no meio de um conflito.

Rege o EMBAIXO e a ESQUERDA.

É o Orixá Adjunto quem nos ampara (envolve com energia, "toma conta") quando o aprendizado do Orixá de Frente é muito difícil. Ele neutraliza, apazigua, ameniza as dificuldades.

Assim como o Orixá de Frente, o Adjunto INDEPENDE de gênero ou sexualidade. Mas ele polariza com o Orixá de Frente, ou seja, se o indivíduo tem uma Mãe Orixá como Orixá de Frente, seu Adjunto obrigatoriamente será um Pai Orixá; assim como indivíduo de Pai Orixá de Frente terá uma Mãe Orixá Adjunto.





Estudo: Orixá de Frente

É a vibração Divina (divindade) ligado ao espírito na atual encarnação.

Essa energia irradia e preenche o indivíduo o tempo todo.

O espírito tem a essência da Energia Orixá Ancestral, mas quando encarna fica completamente inundado com a vibração do Orixá de Frente que as características do Ancestral ficam menos evidentes.

O Orixá de frente está relacionado à parte racional (consciente).

Rege o ALTO e a DIREITA.

Essa Energia Orixá reflete como lido com as questões da minha vida, meu cotidiano, rotina. É o que irradia o tempo todo de mim.

A escolha do Orixá de frente é feita pelo Astral Superior, levando em consideração a melhor energia que o espírito precisará para seus aprendizados e vivências, o caminho de evolução, o que falta para este indivíduo na encarnação. 

O Orixá de Frente é a personalidade visível, o que todos conseguem notar sobre a pessoal.

Entendendo que Energia Orixá tem a ver com polaridade e magnetismo (universais = orixás expansores e cósmicos = orixás neutralizadores), o Orixá de Frente INDEPENDE de gênero ou sexualidade, ou seja, homem pode ter seu Orixá de Frente feminino e mulher pode ter masculino.  

Quando desencarnamos essa regência se recolhe e o Ancestral reassume.


Estudo: Orixá Ancestral ou Ancestre

É a irradiação que vibra no centro da coroa. É a energia Orixá que acolhe o espírito quando este sai de (é criado por) Deus.

O Orixá Ancestral não muda em nenhuma encarnação.

O Orixá Ancestral é a natureza mais íntima do indivíduo, a essência. Não está à vista, só quem conhece muito intimamente e profundamente consegue ver

Pode coincidir com o Orixá de frente, mas é muito raro.


Ponto: Criança vem de Aruanda


Criança vem de Aruanda
Criança, vamos brincar (2x)

Criança vem no conga
Para salvar sua banda (2x)

Ponto: Ele é pequenininho


Ele é pequenininho
Mora no fundo do mar
Sua madrinha é sereia
Seu padrinho é Beira Mar (2x)

No fundo do mar tem areia
No fundo do mar tem areia
Seu padrinho é Beira Mar
Sua madrinha é sereia (2x)

Ponto: Mariazinha não ganhou boneca


Mariazinha não ganhou boneca (2x)

Porque chamou o vovozinho de careca (2x)

Ponto: Bala de coco e peteca


Tem bala de coco e peteca
Deixa a Beijada brincar (2x)

Hoje é dia de festa
Beijada vem saravar (2x)

Ponto: Três estrelas


Lá no céu tem 3 estrelas
Todas 3 em carreirinha (2x)

Uma é Cosme e Damião
A outra é Mariazinha (2x)

Ponto: Doce pra Cosme e Damião



Se você pedir eu dou
Doce e cocada (2x)

Se vou pedir eu dou,
Dou de todo coração
27 de setembro
Doce pra Cosme e Damião

Ponto: Pula corda



Pula corda sindolêlê
Pula corda sindolálá (2x)

Quem não sabe pular corda
Não sabe sapatear

Ponto: Pedrinho que vai descer



Ele é uma criança
Ele é um erê (2x)

Quando as ondas balançam
Saravá! É o Pedrinho que vai descer (2x)

Tem criança na praia
Tem criança na areia

Ele é filho de Iemanjá
Ele é filho da sereia (2x)

Ponto: Antes do sol nascer



Antes do sol nascer,
Da lua se esconder,
Madrugada chegar (2x)

A lua clareia a praia
Ela é prateada
A lua clareia a areia no fundo do mar

Eu vi as crianças brincando
Na beira da areia
Elas são filhas de nossa mãe Iemanjá

Mas que linda Beijada!

Ponto: Ciranda de Roda



Me dá bala
Me dá bolo
A chupeta e o guaraná (2x)

É na ciranda de roda
Que a Rosinha vem brincar (2x)

Ponto: Como é que sacode?


Mariazinha da Beira da Praia,
Como é que sacode a saia? (2x)

É assim, é assim, é assim
É assim que sacode a saia (2x)

Mariazinha da Cachoeira,
Como é que sacode a poeira? (2x)

É assim, é assim, é assim
É assim que sacode a poeira (2x)

Ponto: Cadê Doum?


Cosme e Damião
Damião, cadê Doum?
Doum foi passear no cavalo de Ogum? (2x)

Dois dois
Sereia do Mar
Dois dois
Mamãe Iemanjá (2x)

Ponto: Balancinho para brincar



Se eu pedir,
Você me dá? (2x)

Um balancinho, papai
Para brincar (2x)

Ponto: Hino aos Orixás


Penso no dia que logo vai nascer 
E o meu peito se enche de emoção 
A esperança invade o meu ser 
Eu sou feliz e gosto de viver 

Pela beleza dos raios da manhã 
Eu te saúdo, Mamãe Iansã 

Pela grandeza das ondas do mar 
Me abençoe Mamãe Iemanjá 

A mata virgem tem seu semeador 
Ele é Oxóssi 
Okê Okê Arô! 

Na cachoeira eu vou me refazer 
Nas águas claras de Oxum ai ie ie 

Se a injustiça faz guerra de poder 
Valha-me a espada de Ogum, Ogunhê 

Não há doença que venha me vencer 
Sou protegido(a) de Obaluaê 

Eu sou de Paz 
Mas sou um lutador 
A minha lei quem dita é Xangô 

A alegria já tem inspiração 
Na inocência de Cosme e Damião 

Não tenho medo 
Vou ter medo de que? 
Tenho ao meu lado Nanã Buruquê

E essa luz que vem de Oxalá 
Tenho certeza vai me iluminar  (2x)

sábado, 1 de setembro de 2018

Mais visitada