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segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Estudo: Erês na Umbanda

Quem são os erês?
Erês (crianças) são entidades de evolução incontestável pertencentes à espiritualidade. Descem nos templos de Umbanda, Candomblé, tradições esotéricas e até mesmo em casas espíritas. Trazem em si uma alegria toda peculiar de sua falange. Gostam de brincar, cantar e dançar, mas na verdade são grandes trabalhadores da espiritualidade maior. Não é á toa que a linha de crianças compõe a chamada "tríplice umbandista".

Os trabalhos dos erês são simples. Por serem grandiosos magos do universo, eles trabalham muito facilmente, não precisando de oferendas caprichadas e luxurias em seus afazeres. As crianças realizam curas, ajudam a levantar famílias, protegem crianças, entre uma infinidade de trabalhos que realizam. Nós ainda entendemos muito pouco desta grandiosa falange.

Infelizmente, os erês ainda não conseguiram o respeito que merecem das casas umbandistas. As giras destinados aos "Cosminhos" ocorrem normalmente apenas uma vez ao ano. E qual é o motivo? Acreditamos ser indiferença, falta de informação e até mesmo um mascarado preconceito de dirigentes e médiuns por esta linha que tanto nos ajuda.


Qual a ligação dos erês com Cosme e Damião?
Cosme e Damião foi o santo católico que concretizou o sincretismo com o orixá Ibeji, das tradições afro. Assim sendo, as representações mais vistas dos erês nas casas de Umbanda são com imagens de Cosme e Damião, tradicionalmente conhecido com santo protetor dos farmacêuticos e das crianças.


O que é Ibeji, erê e criança?
Ibeji é o orixá gêmeo de alguns cultos afro. Erê e criança são denominações dadas a espíritos que se manifestam com caráter e personalidade infantil. No entanto, é conveniente notar que na Umbanda atual esta diferença não é muito trabalhada.


O que se pode pedir a uma criança?
Tudo o que precisar, porém, as crianças jamais fazem o mal. Os erês, como já dito, ajudam em trabalho para proteção de crianças, das famílias, de gravidez, de sustentação do lar, de cura, etc. Sua fama magística é tão conhecida que não é difícil ouvirmos a frase: "Trabalho que criança faz nenhuma entidade desfaz", ou ainda "Trabalho que criança não faz ninguém mais faz".


As crianças são espíritos que já encarnaram na Terra?
Este é um dos assuntos mais polêmicos dentro da religião de Umbanda. Os seguidores das teorias de Saraceni afirmam que as crianças são espíritos encantados, que convivem em uma dimensão paralela a nossa, evoluindo de forma diferenciada, ainda não tendo chegado a encarnar no planeta Terra. Outros ainda defendem que são as crianças espíritos elevadíssimos que escolheram assumir a roupagem infantil em seus trabalhos. Os mais conservadores dizem ainda que os erês são entidades que desencarnaram ainda muito cedo. Pela grande polêmica que pode gerar o assunto, preferimos não entrar neste debate filosófico.


Os erês são exus mirins?
Não. Os exus mirins e pombas giras meninas são entidades também encantadas, segundo Saraceni, que trabalham na linha da esquerda. Seu comportamento é, em geral, mais arredio, sendo eles mais curiosos, brincalhões e extrovertidos. Trabalham sob regência de um Sr. Exu ou Sra. Pomba Gira.


Os erês são netos ou escravos dos pretos velhos?
De forma nenhuma. As crianças compõem uma linha a parte dos pretos velhos na Umbanda. Muitas vezes, o erê se aproxima do preto velho por ver neste a imagem de um vovô querido que o acompanha. São linhas afins, mas sem ligação parental ou social.

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