DESTAQUE

Estudo: Os Reis Magos

Os Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar podem não ter sido reis e nem se sabe se eram mesmo três. Provavelmente, era um grupo de sacerdote...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Estudo: Iansã

Iansã é Orixá da Lei, Direção e Movimento.

É a divindade que está assentada na Linha da Lei. Atua de forma ativa para absorver os desequilíbrios cometidos no campo da Lei e da Justiça Divina e reconduzir os seres ao equilíbrio.

É considerada a qualidade direcionadora de Deus (Olorum), que atua de forma permanente em toda a Criação para que tudo e todos possam evoluir.

Enquanto Ogum é o aspecto fixo da Lei, irradiando continuamente as vibrações divinas da Lei Maior (sem forçar ninguém), Iansã é o aspecto móvel da Lei, que entra em ação para corrigir os desvirtuamentos dos seres para recolocá-los no caminho reto, de modo que também a Justiça Divina seja obedecida e aplicada.

Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres. Como divindade direcionadora e movimentadora, Iansã retira os seres de um caminho de estagnação evolutiva (provocada por seus desequilíbrios emocionais) e ajuda a encaminhá-los, cortando os seus excessos emocionais e colocando-os no caminho correto a seguir.


É também Orixá que dá amparo àqueles que vivem em obediência à Lei e à Justiça Maiores, protegendo-os e combatendo as injustiças que estejam enfrentando.

Sua atuação é ativa, mobilizadora e emocional, mas não é inconsequente ou emotiva.

Ela controla os ventos, raios e tempestades. É representada geralmente segurando um desses objetos: uma espada, uma tocha ou um chicote carregado com eletricidade.

Irradiação: Lei, Direcionamento
Campo de atuação: Movimentadora e Ordenadora
Elementos: Ar
Cores: Amarelo ou também o vermelho
Símbolos: espada, eruexin, chifre de boi, rosa dos ventos, furação, borboleta
Domínios: babuzal, tempestades, ventanias, raios, morte
Data comemorativa: 04 de dezembro
Dia da semana: Quarta-feira
Número: 9
Sincretismo: Santa Bárbara e Santa Brígida
Saudações: Eparrei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitada